segunda-feira, 30 de outubro de 2017

AÇÕES DO OUTUBRO ROSA EM JC - O vice -prefeito Hilderlin Silva, o Secrtário de Saúde Manoel Bernanrdo e a Coordenadora Municipal de Sáude da Mulher Rosiane Câmara, participam da audiência pública sobre o Outubro Rosa promovido pela Vereadora Aíze Bezerra na Câmara Municipal.




Na Audiência Pública realizada no ultimo dia (27) na Câmara Municipal e proposta pela Vereadora Aíze Bezerra, a Coordenadora Municipal da Saúde da Mulher e Assistente Social Rosiane Câmara, se fez presente à convite do proponente, para fazer uma apresentação sobre o tema Saúde da Mulher enfocando as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde de João Câmara através do Governo Mauricio Caetano, mais especificamente sobre o Outubro Rosa, mês em que se intensifica especificamente a luta no combate ao Câncer de Mama e do Colo de Útero.

Na oportunidade, a Coordenadora fez uma explanação sobre os serviços oferecidos à população feminina, dentre eles está os insumos do Planejamento Familiar para que tenha uma gravidez planejada, para que não seja indesejada e também  previnam-se de Doenças Sexualmente Transmissíveis. Esse serviço oferecido de forma gratuita a população de nosso município, beneficia cerca de 1.300 pessoas mensalmente. Tem também a assistente às gestantes com consultas mensais com médicos e enfermeiros, testes rápidos, exames laboratoriais, ultrassonografias, vacinas...etc... que só neste  ano de 2017 tem aproximadamente 450 gestante cadastradas e assistidas pela rede publica da saúde municipal.

Em 2016 tivemos 525 gestantes e até out de 2017 450 e mostre q por falta da sala de parto no hospital, vão nascer em outro município. Todo mês o município disponibiliza 145 mamografias, 350 preventivos, 200 mamografias, biópsias, Paaf de mama e de tireoide, ginecologista e mastologista (pelo SISREG). Referindo-se sobre o Câncer de Mama disse quando diagnosticado precocemente, 95% dos casos são curados. Enfocou q o autoexame de mama (prevenção primária) deve ser realizado mensalmente.

O exames de imagem, como mamografia e ultrassonografia são a prevenção secundária. A mamografia deve ser realizado por mulheres com idade a partir de 40 anos. No município, de janeiro a outubro de 2017 já foram realizadas  1.196 e 2.050 (citologias oncóticas) preventivos do colo do útero. Informou ainda que, segundo informações fornecidas pela LIGA, as maiores incidências de câncer no município é em 1° lugar o de Pele, seguido por Próstata, colo do útero e de mama, além de outros. CÂNCER DE MAMA NO HOMEM – Os homens precisam saber que o câncer de mama não é restrito apenas às mulheres. Os possíveis sinais de câncer de mama em homens incluem:

  • Protuberância ou inchaço, geralmente (mas nem sempre) indolor.
  • Pele ondulada ou enrugada.
  • Retração do mamilo.
  • Vermelhidão ou descamação da pele da mama ou do mamilo.
  • Inchaço nos linfonodos axilares.

Estas alterações não são sempre causadas pelo câncer. Por exemplo, a maioria dos nódulos de mama em homens é causada por ginecomastia. Portanto, se você notar qualquer alteração nas mamas consulte imediatamente um médico para poder realizar o diagnóstico.

Estiveram presentes a audiência pública sobre o Outubro Rosa as seguintes autoridades e profissionais:

Vice-prefeito Holderlin Silva (representando a sua excelência o Prefeito Maurício Caetano);

Secretário Municipal de Saúde Manoel Bernardes;           

RosIane Soares Coordenadora Municipal da Saúde da Mulher;

Vereadores(as):

Deputada estadual Cristiane Dantas;

Daniel Enfermeiro;

Aize Bezerra;

Flávio Sami;

Gilberto Honorato;

Cleonice Bezerra;

Pastor Frank;

Ex vereador Aldo Torquato

Edvalda Lopes Sind-saúde.

Tereza Mota coordenadora do grupo reviver natal

Josinara Leite diretora do hospital regional de João Câmara e sua equipe de apoio.


Fonte BLOG SMSAÚDEJCRN - Informações e texto de Rosiane Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário