sexta-feira, 10 de outubro de 2014

COM A PALAVRA - Rosiane Câmara Coordenadora municipal do Programa Saúde da Mulher sobre o SISCAN e Outubro Rosa


Durante todo o mês de Outubro de 2014, estamos engajados na Campanha intitulada de “OUTUBRO ROSA”, que é um movimento popular internacional criado com o objetivo de desenvolver na sociedade, principalmente nas mulheres, a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de Mama.
No Brasil, os tipos mais frequentes nas mulheres são o Câncer de Mama (entre 40 a 69 anos de idade) e o Câncer de Colo do Útero (entre 25 a 64 anos de idade), fazendo com que o Ministério da Saúde oriente os municípios para que se priorize ações de prevenção para estas faixas etárias.
A Secretaria Municipal de Saúde de João Câmara, através da Secretária Andrelúcia Cordeiro e a coordenação municipal da saúde da mulher, sob orientação do Ministério da Saúde, implantou o sistema SISCAN no município para fortalecer ações de controle e prevenção destes tipos de cânceres, foi designada para alimentar esse valioso sistema a Assistente Social e coordenadora da saúde da mulher a Dra. Rosiane Câmara, objetivando uma maior assistência às mulheres com diagnóstico precoce em nosso município.
SOBRE O COMBATE AO CÂNCER DE MAMA EM JOÃO CÂMARA
No que se refere ao combate ao Câncer de Mama, o município de João Câmara disponibiliza 55 exames de mamografias/mês totalizando 660 por ano. No período de abril a setembro/2014, após a implantação do SISCAN no município, foram marcadas 330 mamografias, e com um maior monitoramento pode-se observar que em 39 apresentaram resultados BI-RADS “0” (zero), que significa resultado incompleto necessitando de exame de ultrassonografia posterior para complementação de diagnóstico e que foram disponibilizados pelo município.
Em 119 exames apresentaram resultados BI-RADS “1” (sem achados), 99 exames com resultados BI-RADS “2” (achados benignos), 03 exames com resultados BI-RADS “3” (provavelmente benignos), 02 exames com resultados BI-RADS “4” (anormalidade suspeita), nenhum com BI-RADS “5” (altamente sugestivo de malignidade) e BI-RADS “6”(malignidade conhecida).
DEIXARAM DE COMPARECER AO EXAME
Em 68 exames marcados, lamentavelmente, as pessoas deixaram de comparecer, perdendo uma oportunidade importante de se prevenir.
Vale salientar que há uma luta da Secretária Municipal de Saúde Sra. Andrelúcia Cordeiro, bem como da nossa parte como coordenadora deste importante programa, para que no próximo ano, haja uma ampliação da quantidade de exames de mamografia disponibilizados para o município e consequentemente maior controle e prevenção do câncer de mama para as mulheres camarenses.
COMBATE AO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO EM JOÃO CÂMARA
Quanto ao combate e prevenção do Câncer do Colo do Útero no município de João Câmara, no período de Janeiro a Setembro deste ano já foram realizados 1.998 exames citopatológicos, dentre os quais 62 apresentaram resultados alterados para malignidade, ou seja, um percentual de aproximadamente 3,5 %. No mês em que se comemora o “OUTUBRO ROSA” a Secretaria Municipal de Saúde do município de João Câmara está desenvolvendo ações direcionadas às mulheres camarenses, onde se inclui na programação alusiva ao mês de combate ao Câncer de mama e útero, palestras, caminhadas entre outros movimentos que chame a atenção da sociedade para os cuidados e prevenção desses males.

Atenciosamente;
ROSIANE MARTINS CAMARA DA COSTA
Coordenadora Municipal do Programa Saúde da Mulher

Fonte Assessoria de Imprensa da S.M.S de João Câmara/RN
Secretária Municipal de Saúde Dra. Andrelúcia Cordeiro
Blog da S.M.S acesse pelo Link: http://smsaudejcamara.blogspot.com.br/  

Nenhum comentário:

Postar um comentário